segunda-feira, 21 de maio de 2012

Movimentos Índigenas: índios enfrentam preconceito do Estado brasileiro


O principal preconceito contra os índios vem por parte do estado brasileiro que não compreende como funcionam as sociedades indígenas, e também não reconhece alguns povos, continua pensando no índio como o homem nu, de cabelo liso, pintado e vivendo na aldeia. Ainda não se tomou consciência que já houve uma urbanização desses povos. Continua tendo uma visão errada e restrita a respeito desse assunto, isso tudo reflete em políticas equivocadas como da educação apesar dos indígenas terem garantia de ensino diferenciado, nem todos os índios tem acesso a educação e muitos são educados sem conhecer a cultura de seu povo.

2 comentários:

  1. É verdade, o preconceito em relação aos povos indígenas ainda é muito forte, a sociedade de modo geral, infelizmente, ainda se sustenta de uma visão equivocada acerca dos povos indígenas. E apesar de grandes conquistas, muitas coisas precisam ser feitas para melhorar as condições de vida dessa população, que desde o principio, vêm sendo discriminada por possuir uma cultura diferente. E no que tange a educação indígena, realmente a qualidade é lastimável e sem uma educação de qualidade a cultura indígena vai se fragmentando cada vez mais. Eis a nossa realidade!!!

    ResponderExcluir
  2. e não e de hoje que os indigenas sofrem preconceito...porem devemos ser cientes que eles sao cidadaos somente com uma cultura diferente...pois existem varias culturas e devemos respeitar

    ResponderExcluir